domingo, 7 de junho de 2009

Dicas do professor Edson Valério

Vejam a correspondecia do Edson. Vale a pena.
Valeu professor...publiquei aqui!


"Estava preparando material para a nova turma do curso de locução, quando encontrei parte deste texto. Acredito que ele continua muito válido.
Não importa o estilo musical, a localização da emissora, ou mesmo quantos competidores você tem. A única forma de transformar uma rádio bem sucedida no mercado é estabelecer uma identidade. E para alcançar esse objetivo, vários fatores devem ser preenchidos. O ouvinte, ao sintonizar a sua frequência, deve ver, sentir e pensar a essência da emissora de forma automática. E essa sensação é obtida primeiramente através da programação. Mas sabemos, né chefe, não é tão simples assim.
Mas esta questão pode ser resumida em três itens, que deverão estar conectados entre si de forma equilibrada, com o objetivo de gerar sinergia entre o nosso ouvinte e a nossa emissora.

Estes são os “3 Cs” que precisam nortear a sua marca:

01 Consistência.
02 Compromisso.
03 Confiança.

Consistência - A audiência deve estar exposta dia e noite à uma série de elementos capazes de criar um sentimento de familiaridade. É importante que o ouvinte, ao sintonizar a rádio, tenha a certeza de reconhecer a linguagem adequada às suas necessidades. A consistência tem que estar inserida em tudo o que vai ao ar, desde slogans, vinhetas até a forma como os locutores anunciam as músicas. Neste ponto, estamos um tanto quando abandonados....atenção nada de carinha amarrada......e sim de sorriso, afinal, os problemas estão sendo diagnosticados. Consistência é o que molda a personalidade da rádio no dia a dia, é o que nos diferencia do nosso concorrente e sua falta provoca o que de pior pode acontecer à empresa: A invisibilidade no mercado, ou seja, os ouvintes não se lembrarão do nome da rádio se forem abordados pelos institutos de pesquisa. Sabemos que quanto mais confusa for a mensagem, mais difícil será reter a nossa marca na memória do seu público-alvo. Ainda bem que nós continuamos na ponta... prova disto são as ultimas pesquisas.
Compromisso - Compromisso é construir a imagem de forma clara sobre o que é a sua rádio, quais os seus valores e quais são os benefícios que você oferece aos ouvintes. Esse é um trabalho árduo, que deve ser renovado (e reforçado) diariamente. A consistência gera o compromisso. Lembre-se todo dia, ao chegar na emissora: ” Eu estou me comprometendo a entregar ao meu ouvinte o que ele espera da rádio que eu trabalho.” A responsabilidade é enorme, pois trata-se essencialmente da credibilidade da estação. Essa relação se estende não apenas pelo conteúdo veiculado no ar, mas por todos os canais pelo qual o ouvinte entra em contato com a nossa marca: Comerciais de TV, outdoors, jornais, internet, eventos, boca a boca ou mesmo pela telefonista da emissora. Foco, paixão, persistência são os alicerces do seu compromisso.

Confiança - É preciso estar claro que o ouvinte, sempre que liga o seu rádio na estação preferida, doa o seu bem mais precioso: Tempo. E esse tempo deve ser valorizado, pois cada minuto que ele está sintonizado em nossa emissora, significa um a menos ouvindo a concorrência. Sim, é o óbvio, mas muitas vezes esquecido. E ele não quer apenas música, informação ou prêmio. O público procura estabelecer uma ligação com a nossa marca cada vez que ouve . A consistência padroniza a mensagem, o compromisso reforça a imagem, mas é a confiança que vai conectar o ouvinte na sintonia da nossa rádio.
Quando a promessa se quebra, o público está pronto para trocá-lo por outra frequência. Portanto, o principal é ter como objetivo a criação de um vínculo emocional com o ouvinte, ao ponto de fazê-lo ignorar promoções, eventos, lançamentos, prêmios das outras emissoras. E sabemos que grandes rádios não são apenas conhecidas e respeitadas. São amadas.

Sabemos que nunca é demais um pouco mais do que é mais.


- A 1ª grande vantagem do Rádio é o Targeting – a possibilidade de falar bem com determinados públicos. Como são muitos gêneros diferentes, é possível se comunicar muito próximo com segmentos de interesse dos anunciantes, com uma linguagem adequada para cada um deles;
- O Rádio é moderno, sabe se adaptar aos tempos e está sempre “up to date”;
- Se muda a tecnologia e o consumo dos meios torna-se cada vez mais individual, móvel e portátil, as emissoras online e o “i pod” recolocam o Rádio como alternativa;
- É uma mídia pessoal – as pessoas acordam, viajam, trabalham e descansam com o Rádio;
- Só o Rádio, junto com a TV, cobre a quase totalidade da população brasileira;
- O Rádio fala com muitos ao mesmo tempo, através das grandes audiências das principais emissoras nas cidades e suas coberturas geográficas;
- Fala também com muitos segmentos de audiências diferentes, representados pela grande variedade de formatos de programação disponíveis;
- O Rádio, em cada cidade do país, é a voz da comunidade ou daquele grupo específico de ouvintes que se identifica com o perfil de uma emissora;
- Um dos lados bons do Rádio é que a audiência dele não precisa ser exclusiva – ele é “multitask” – você dirige um automóvel, se exercita de manhã, lê jornal, acessa a internet e o rádio está sempre junto;
- Se cresce o tempo das pessoas no trânsito das cidades e estradas, lá está o Rádio cada vez mais informativo e prestador de serviços;
- O Rádio antecipa as notícias do Jornal, debate as manchetes da TV, conversa com os segmentos que lêem Revistas,… e tudo isso, através de uma conversa contínua e diária;
- O ouvinte varia entre 3 a 4 emissoras preferidas, mas dependendo do espírito que se encontra naquele dia, procura outras soluções, como notícias de trânsito, de temperatura, música, esportes, etc.;
- Durante o dia, a maior audiência entre os meios está no Rádio – só a partir do fim do dia, com a inadequada “voz do Brasil” (às 7 da noite) e a volta das pessoas para casa, é que a audiência da TV passa a dominar;
- Outro lado bom do Rádio é o seu poder local ou regional – quanto mais próximo dos moradores da cidade ou da região, melhor a receptividade da emissora pelos ouvintes. É por isso que redes nacionais de rádio com uma só programação dificilmente dão certo no país;
- Outra vantagem forte é a Seletividade – com o Rádio é possível se anunciar local ou nacionalmente em infinitas combinações entre Targets, Gêneros e Mercados;
- Flexibilidade é outra característica do Rádio. Como o Rádio está presente no dia-a-dia, são inúmeras oportunidades de contato disponíveis, adequadas aos momentos de decisão de compra e que podem variar frente ao horário, à temperatura, ao período do ano, aos feriados, etc;
- Ninguém bate os Custos do Rádio. Os custos de mídia e de produção são mais baratos e acessíveis que as demais mídias e são sempre uma ótima oportunidade para quem precisa de freqüência em diferentes tipos de audiência;
- Outra força do Rádio é a Promoção. A flexibilidade, variedade e targeting do Rádio é sempre uma alternativa importante para a área promocional, pois pode se adaptar por mercado, por loja em ações que gerem tráfego nos pontos de venda, em táticas acertadas entre Agencias, Anunciantes e Distribuidores;
- Por fim, e não menos importante no Brasil, é sempre bom relatar o Valor Complementar do Rádio às demais mídias, seja oferecendo mais continuidade, freqüência ou envolvimento de comunicadores locais. Vale lembrar ainda que, no caso da TV, o uso simultâneo da mídia Rádio, por propiciar o Recall do comercial de TV, oferece uma maior repetição da mensagem, a um custo bem mais acessível.

Edson Valério

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Quem sou eu

Sou diretor artístico e de eventos da Rádio Maringá Fm.